Qualidade



A ISO 9001 é a Organização Internacional para Normatização, com padrões aceitos mundialmente, que estabelece requisitos para o sistema de gestão de qualidade que tem por objetivo promover a confiança de que a empresa irá fornecer, de forma consistente, bens e serviços que satisfaçam suas necessidades e expectativas e sejam conforme com os regulamentos.

A Bistex trabalha sob normas regidas pela ISO 9001 desde 2003, focando, desde então, a qualidade, não só do produto, mas também dos serviços e tudo que envolve a sua marca. O objetivo maior é estabelecer procedimentos de controle dos processos, desde a seleção dos fornecedores até a distribuição do produto final. Sendo que não basta estabelecer e implantar todos estes controles ao longo do processo, mas ainda é necessário a evidência do que é realizado. Recentemente a Bistex recebeu a outorgação da ISO 2008.

Todos os nossos profissionais são treinados e preparados para executarem suas atividades diárias através dos procedimentos e instruções de trabalho que a ISO padroniza, preparando-os e habilitando-os, inclusive para situações referentes à higiene, tanto pessoal como ambiental.


HACCP (APPCC)

HACCP ou APPCC significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e foi desenvolvido na década de 60 por indústrias americanas para uma agência aeroespacial, a NASA, para evitar qualquer tipo de contaminação na alimentação dos astronautas. O HACCP tem por objetivo a garantia, efetividade e eficácia do controle dos perigos na produção de alimentos visando eliminar qualquer possibilidade de contaminações físicas, químicas e biológicas. No Brasil, este sistema leva o nome de APPCC e está sendo implantado na Bistex.


A qualidade na Bistex

A Bistex é voltada para qualidade total que começa desde a escolha (e frequente reavaliação) dos fornecedores, classificação da matéria-prima, produção, segurança dos colaboradores, segurança alimentar, estocagem e distribuição do produto final. A Bistex preocupa-se com a qualificação dos funcionários implementando continuamente treinamentos internos e externos para aprimorar conhecimentos e procedimentos.

-Recebimento de matéria-prima: Toda carga necessariamente acompanha laudo, que é conferido com o documento de especificações técnica da matéria-prima antes de ser efetuada a descarga, além disso, são realizadas análises físico-químicas no laboratório da empresa para conferir os resultados do laudo. Toda a matéria-prima que não atender os padrões especificados é rejeitada.

-Produção: Todo o procedimento de produção é documentado, mantido, monitorado e registrado. De hora em hora são realizadas análise físico-químicos do produto para verificar se este está atendendo todos os padrões fixados pelo documento de especificação técnica do produto final, somente se o produto estiver conforme o padrão é liberado para comercialização. Durante a produção são realizadas análises no produto de sal, umidade entre outras para garantir que oeste atenda os padrões da Bistex.

-Segurança alimentar: Para manter o padrão de Higiene a Bistex conta com o manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) que explica como deve ser a conduta do manipulador dentro e fora da área produtiva. Alem disso há um grande controle na higiene pessoal dos manipuladores bem como das máquinas. Para tanto, a Bistex utiliza sabonetes, sabão e sanitizantes de alta qualidade.

No início de 2009 a Bistex teve a sua primeira semana da qualidade, onde os funcionários participaram de inúmeras palestras, cursos e atividades visando à melhoria contínua da empresa como um todo.